No Chile policiais foram flagrados usando cocaína pouco antes de manifestação

Segundo um vídeo que tem repercutido em redes sociais de chilenos e até se tornou notícia em outros países como o Reino Unido (em tabloides britânicos) e no Brasil, onde mostra policiais chilenos flagrados usando cocaína pouco tempo antes de uma manifestação em Santiago. Veja mais sobre isso: 

 Policiais chilenos cheirando cocaína para reprimir. Não muito diferente do nosso brezil. 

 Soldados chilenos cheirando cocaína antes de reprimir protestos do povo. No Vietnã os soldados dos EUA tinham autorização para usar cocaína e heroína antes do combate. Nada adiantou, foram derrotados, assim como serão esses filhotes de Pinochet. #chile

 Policiais chilenos cheiram cocaína nas ruas antes de reprimir protestos Em vídeo chocante, policiais chilenos cheiram cocaína como “estimulante” para atacarem com violência as pessoas que protestam contra as políticas do governo Piñera. 15 pessoas já morreram por conta da violência policial. Resta saber se a droga foi distribuída pelo governo ou se foi comprada dentro dos quartéis. Lembrando que Pinochet, sempre elogiado por Bolsonaro, era chefe do tráfico no Chile.

Mas, será que Policiais do Chile foram mesmo flagrados usando cocaína pouco antes de manifestação?

Analisando as imagens, de fato pode-se perceber duas coisas: os policiais, claramente baixam a cabeça e parecem usar algum produto, mas não se pode afirmar o que realmente é, e também nada nas imagens confirma que seja cocaína ou qualquer outro tipo de droga. Com isso já podemos classificar essa notícia como falsa.

Além disso, pouco tempo depois a tese de que o produto seria cocaína foi desmentida. Fazendo uma busca em sites chilenos foi visto logo explicações sobre o assunto. O jornal La Tercera, entrou em contato com o comando da Polícia chilena e conseguiu informações precisas de que o produto usado pelos políciais é mentholathum. Segundo a instituição, o creme ajuda a reduzir os efeitos do gás lacrimogêneo, portanto o procedimento é comum.

Conclusão: É falsa a notícia em que policiais chilenos teriam usado cocaína antes de um protesto no Chile. Toda essa história é apenas um boato gerado de uma má interpretação de um vídeo que viralizou na internet. Portanto tudo não passa de mais uma fake news.