O Diretor do hospital São José de Fortaleza alerta que todos devem estocar comida por causa do coronavírus

Um áudio que circula no WhatsApp que um diretor do hospital São José, localizado em Fortaleza teria feito um alerta: O diretor teria dito que já há casos confirmados, que em 15 dias a cidade teria muitos casos de coronavírus e que é para as pessoas estocarem comida e álcool gel para o que “está por vir”. Em áudio, mulher afirma que um diretor do hospital São José de Fortaleza (Ceará) chamado Edson alertou que todos devem estocar comida, remédios e álcool gel por causa do coronavírus.

Afinal, o Diretor do hospital São José de Fortaleza alerta que todos devem estocar comida por causa do coronavírus?

A mensagem por si só já nos traz muitas desconfianças. Além de ela tratar de um tema muito utilizado em fake news, tem características de boatos online como ser alarmista e ter erros de português. Por isso mesmo, resolvemos pesquisar por mais detalhes.

O primeiro deles é em relação ao número de casos confirmados em Fortaleza. Como muita gente sabe, a cidade não tem (até o momento) nenhum caso confirmado da doença. Os únicos casos confirmados no país são de São Paulo. No Ceará, há seis casos suspeitos (todos de Fortaleza).

Além disso, procuramos qualquer informação sobre o assunto em fontes confiáveis e, como era de se esperar, nada encontramos. Ao contrário, a Secretaria Estadual de Saúde ressaltou não é preciso ter pânico.

Conclusão: O audio do whatsapp que o diretor do hospital São José, em Fortaleza, disse para as pessoas estocarem alimentos porque todo mundo vai ficar infectado é boato. Não passa de mais uma fakenews que circula online sobre o assunto.