Coronavírus já tem 10 mil casos confirmados no Brasil e 28 milhões no mundo

Segundo uma mensagem online, o Coronavírus já chegou ao Brasil. Ao todo, 10 mil pessoas estão infectadas no país. Vírus já causou 156 mil mortes no mundo. De acordo com um vídeo que está circulando na internet, o Brasil já teve 10 mil casos da doença. No mundo, o número de mortos teria chegado a 156 mil (mais do que os 112 mil do último desmentido).

Está mensagem que está viralizando pela mesma fonte da informação que apontou que o Coronavírus teria infectado 2,8 milhões de pessoas , só que agora o número “saltou” para 28 milhões. Não vamos colocar o vídeo aqui para não dar publicidade, mas a descrição dele aparece da seguinte forma:

URGENTE: VÍRUS DA CHINA ( CORONAVÍRUS) 10 MIL INFECTADOS NO BRASIL ( NÚMERO É MAIOR) MÍDIA MENTE. Alerta máximo – Coronavírus – Pandemia Global – 28 milhões de infectados e 156 mil mortos – Atualizado – 10 mil infectados no Brasil

Afinal, o Coronavírus tem 10 mil casos confirmados Brasil, 28 milhões no mundo e matou 156 mil pessoas?

Mas será mesmo que temos 10 mil casos de Coronavírus no Brasil, 28 milhões no mundo e 156 mil mortes? A resposta é que não! Entenda:

De fato, a situação do Coronavírus é preocupante. Como acontece com todo “novos vírus”, a principal preocupação das autoridades está no fato de ainda não termos a dimensão do potencial da doença (ainda é cedo para definir a letalidade, causas e como se comporta no ser humano) e não termos nenhum tipo de vacina ou mesmo anticorpo natural. Porém, a história que circula online não procede.

Para começar, a mensagem tem aquela característica clássica de FAKENEWS. Ela é vaga, alarmista, tem erros de ortografia e não cita fontes confiáveis.

A pessoa que gravou o vídeo no Brasil também sempre solta notícias falsas por meio de seus vídeos no Youtube e postagens no Facebook. Desta “fonte” já saíram diversas notícias falsas desmentidas por aqui como alertas de “intervenção militar” e outras teorias da conspiração.

Além das características da mensagem, falta de coerência no texto e das fontes não serem nada confiáveis, há o fato de os números relacionados ao Coronavírus não chegarem nem perto do que a mensagem divulgou. Neste momento, o número é de cerca de 2 mil pessoas infectadas e 56 mortes. Tudo que sair disso é boato.

CONCLUSÃO: a história que aponta que o Brasil teve 10 mil casos confirmados de Coronavírus e que o mundo já presenciou 28 milhões de casos é falsa. Não passa de mais um boato sobre dados relacionados à doença. Provavelmente, não será o último.